Não te mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares." (Jos 1:9)
Com essas palavras diretamente da boca de Deus, Josué inicia seu ministério. Moisés acabara de morrer. Líder carismático, experimentado e manso, Moisés era do tipo que naturalmente deixava outros a seu redor sentirem-se pequenos. Contava com tal grau de intimidade com Deus que dificilmente era questionado por suas decisões e direcionamentos. Sucedê-lo foi o grande desafio de Josué. Foi nesse contexto que os conselhos pontuais de Deus vieram para sustentar e incentivar aquele novo líder.
Segundo o primeiro capítulo do livro de Josué, o caminho para a força é a meditação diuturna na Palavra, o desenvolvimento da fé e da confiança na presença do Altíssimo, o tempo de busca intensa da presença do El Shaddai, assim como já havia testemunhado tantas vezes na vida de seu antecessor, inclusive no Monte Sinai. Força do Alto para dentro; de dentro para fora.
Já a trilha para a coragem é a obediência, o não desviar-se nem para a direita nem para a esquerda, a busca da santidade, da integridade, do não relativismo, do não se conformar com o curso comum desse Século, o enfrentamento das resistências externas, a determinação em cumprir aquilo que se crê.
Essa direção de Deus a Josué evitou outras possíveis atitudes como 1- ser forte e covarde – seria a situação de saber tudo o que se deveria fazer, ter a confiança e a fé necessárias, mas vacilar na execução; ou 2- ser fraco e corajoso – executar com ousadia, porém sem correta direção, por ignorância, como um neófito com poder; ou, pior, 3- ser fraco e covarde – não saber, não confiar, nem ao menos fazer e dirigir o povo, deixando à revelia e ao curso da vontade de cada um, um absoluto caos.
Enquanto a força é o saber o que se deve fazer, a coragem é simplesmente o fazer. Enquanto força é a clareza mental e de objetivos, coragem é a coerência na execução e consecução do que se quer fazer. Nem só um, nem só outro. Tão somente, seja forte e corajoso!
A FORÇA E A CORAGEM, SE ADQUIRI NO CONHECIMENTO DA PALAVRA DE DEUS.
Por isso receba o Senhor Jesus como seu único, exclusivo, suficiente e eterno Senhor e Salvador e nunca desista do Caminho, independente das circunstâncias! Sem Jesus é impossível ter vida eterna!



 

1 comentários:

Salviano disse...

MUITO BOM! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apóia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma seqüência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em:
www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, divulgue este site, porque: “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6)
Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas.
www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...